O Que é Terapia Extracorpórea Por Ondas de Choque?
A Terapia por Ondas de Choque é um tratamento médico que tem o objetivo de estimular o processo de cura biológica em tendões, tecidos próximos e ossos. A terapia por ondas de choque também é conhecida por biocirurgia por onda de choque, embora não implique em intervenção cirúrgica.
A tecnologia das Ondas de Choques foi usada inicialmente, há cerca de 30 anos, para tratamento de cálculos renais (pedras no rim). Baseando-se nos estudos nesta área, evidenciou-se o potencial de estímulo biológico das ondas de choque, que vem sendo aplicadas há 12 anos para o tratamento de diversas patologias ortopédicas crônicas.

Indicações
O tratamento por ondas de choque está indicado para pacientes com problemas crônicos, que já tenham se submetido aos tratamentos convencionais como medicação ou fisioterapia sem resposta adequada, e como opção terapêutica nos casos em que o próximo passo seria a cirurgia.
As patologias mais frequentes tratadas por este método são:
- Fasceite plantar com ou sem esporão de calcâneo.
- Epicondilite lateral e medial de cotovelo (cotovelo do tenista, tennis elbow ,cotovelo do golfista)
-Tendinopatia Calcárea de ombro.
-Tendinopatias do Manguito Rotador.
- Tendinopatia posterior do calcaneo ou do aquiles.
- Bursite Trocantérica e tendinopatia do glúteo.
- Tendinopatia Patelar.
-Pubalgia com tendinopatia de adutores.
-Pseudoartroses e Retardo de consolidação de fraturas.


Contra Indicações
- Pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea.
- Na zona de crescimento dos ossos de crianças.
- Gestantes.
- Tumor maligno na área de aplicação
- Em pacientes que fazem uso de marca passo(dependendo do local da lesão)

O Tratamento
O tratamento varia um pouco de acordo com cada patologia, mas em termos gerais é constituído por 3 aplicações com intervalo semanal. Cada aplicação dura em torno de 30 minutos.
A aplicação não é invasiva , geralmente não necessita de anestesia local ou sedação, e não deixa nenhuma cicatriz.
Pode haver um quadro de dor local de leve a moderada intensidade durante a aplicação, e em poucos casos deixa pequeno hematoma local que é absorvido em poucos dias.
O paciente já nota melhora imediata após cada  aplicação mas o efeito real da terapia será atingido após 2 a 3 meses das aplicações devido ao processo de cura biológica da lesão.
Semelhantemente ao que ocorre com outros tratamentos, existem casos onde não se obtém a cura. Felizmente o insucesso corresponde à minoria dos casos,  pois a literatura médica aponta que o sucesso deste método tem sido atingido em cerca de 70 % a 80 % dos casos com indicação precisa para o tratamento.




Dr. Lauro Schledorn de Camargo - Ed. Máximo Office Tower, 3575 - Sala 1910 - Jundiaí / SP
Fone / Whatsapp: (11) 9 4445.0022 | contato@drlaurocamargo.com.br
© Todos os Direitos Reservados
©