Lesão de Menisco

joelho
menisco_01

Os meniscos são elementos fibrocartilaginosos que além de transmitirem cargas, estabilizam o joelho, amortecendo choques e nutrindo a cartilagem ao espalhar uma fina película de fluido sinovial por toda a articulação. Existem dois meniscos em cada joelho, o medial e o lateral.
A lesão dos meniscos ocorre geralmente quando o joelho é rodado ou fletido com força acima do normal, ou então quando sofre um impacto direto com alguma intensidade. Pode ter também origem degenerativa, associado à artrose do joelho.
As lesões dos meniscos podem causar dores com a movimentação dos joelhos, inchaço e bloqueios da articulação. Portanto uma lesão de menisco pode ser bastante incapacitante para as atividades normais.
O diagnóstico é feito pelo exame clínico e pela Ressonância Magnética, o que permite identificar diversos tipos de lesões.
O tratamento das lesões de menisco podem ser feitos com ou sem cirurgia, dependendo do tipo de lesão, idade do paciente, tipo de atividade e intensidade dos sintomas.
O tratamento cirúrgico, é feito por via artroscópica, com exérese apenas da parte do menisco lesada (meniscectomia parcial) ou, quando possível, a sua sutura.
O tratamento sem cirurgia consiste em reabilitar o joelho com fisioterapia, de forma que a lesão não incomode no dia a dia do paciente, algumas pequenas lesões podem até cicatrizar.

Agende uma consulta para examinarmos seu caso, definir qual melhor tratamento para sua patologia e esclarecermos melhor sobre a doença e os tratamentos possíveis.

Artroscopia para correção de lesão do menisco